Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Newsletter

Rua Donaldo Gehring, 135 ,
Centro , Jaraguá do Sul / SC
CEP: 89251-470
Telefone: (47) 33717522
Contato: institutocassuli@institutocassuli.com.br

A ADMINISTRAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

        Na manhã do dia 27 de fevereiro, os membros do Instituto Cassuli reuniram-se em Assembléia Geral. Um dos temas da reunião foi a apresentação do tema "ANÁLISE DA FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA, QUALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO E DESEMPENHO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS", exposto pelo Sr. Marco Antonio Murara, que além de membro do Instituto, é também administrador, especialista em Comunicação Integrada de Marketing e mestre em Administração
       Segundo o Sr. Marcos, instituir uma vantagem competitiva e criar estratégias que sustentem o desempenho da organização frente ao mercado é o que norteia muitos empreendedores, independente do porte de suas empresas. Outra preocupação constante é a de desenvolver competências que permitam à empresa adaptar-se às mudanças de mercado, transformando-a numa organização dinâmica.
        Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo com estratégia do tipo survey. A amostra é composta por 96 empresas do setor de confecção e 100 empresas do setor metal mecânico da região de Jaraguá do Sul, estado de Santa Catarina. Para a Formação da estratégia utilizou-se instrumento de estudo feito por Bailay e Avery (1998), que aponta seis dimensões: Planejamento, Incrementalismo, Cultural, Político, Comando e Escolha Forçada. Para a Qualidade da Administração utilizou-se uma escala de 16 questões que apontaram três a dimensões: Monitoramento Ambiental, Estilo de Gestão e Habilidades de negociação. Já para a variável dependente que trata da percepção desempenho por parte do gestor utilizou uma escala adaptada de Maciel, Reinert e Camargo (2008).
       Os resultados permitem concluir que, para as empresas da amostra, parece haver uma relação positiva entre a qualidade da administração no desempenho das empresas. Esses efeitos parecem também sofrer influência das dimensões Planejamento, Incrementalismo e cultura de formação de estratégia

© 2010 Todos os direitos reservados - Certificado pelo PROMAD - Programa Nacional de Modernização da Advocacia
Desenvolvido pelo INTEGRA
E-mail: 
Senha: